sábado, 15 de dezembro de 2012

FITSAT - CÓDIGO MORSE EM LUZES DIRETO DO SATÉLITE


Amigos,

No mês de outubro passado a Estação Espacial internacional (ISS) lançou três pequenos satélites. Um deles o FitSat 1. Comentei que o FitSat estaria tentando transmitir código morse através de luzes emitidos por LEDs.
O coordenador do projeto Tanaka JA6AVG, solicitou a comunidade radioamadorística que seria importante a recepção nos primeiros dias da telemetria. Assim, fiquei de prontidão... E fiz um dos primeiros vídeos e enviei para o Tanaka. vejam:



Pois bem, ele elogiou o vídeo e daí abriu um canal para alguns e-mails. Objetivando poder olhar o nosso código no céu de PV8.... Fiz solicitação que ele e sua equipe pudesse planejar o acionamento dos LEDs por cima de Boa Vista-RR.
A equipe do senhor Tanaka fez as previsões e não foi muito boa para PV8. A antena do Sat. tem uma espécie de imã que faz com ele sempre aponte para o pólo magnético. E na linha do Equador (PV8) ficaria prejudicado.


Não desejaria perder esta oportunidade, fiz uma outra solicitação para que fosse destinado aos PY2s (e-mail abaixo). Reportei a ele sobre a maior concentração de HAM...e Além do mais tem o entusiasta PY2ZX e PY2BJO (que pude conhecer na FENARCOM) e tantos outros amigos. Vi, que no Japão, ontem na Europa e USA foram agraciados com as luzes do LEDs. Aproveitei e solicitei também a ajuda do PY5EG junto a seu amigo Zorro.


Ótimo que a equipe do Tanaka estava a trabalhar para que fosse possível. Lógico que para quem gosta como eu..... Tudo no nosso Hobby é gostoso. Hoje, recebo o e-mail abaixo do Tanaka. Se for possível os amigos de PY2 observar o céu no horário descrito e filmar ou fotografar será excelente. E gostaria de receber as fotos... É bem verdade que pode-se olhar a olho nú. Entretanto, um japonês fez
uma ótima foto com uma máquina com ISO 12.800. Mesmo assim, para mim não ficou muito claro os sinais (não vi os pontos...somente os traços). Eu não tenho nenhuma máquina com este ISO... Qualquer maneira é um fato novo e vale prestigiar. No link abaixo, pode-se acompanhar o Sat. Sua telemetria está em 437.250 Mhz. Mas, com efeito doppler inícia a cópia (CW) em torno de 437.260 Mhz.

http://www.satflare.com/track.php?q=38853#MAP

Veja:
Sao Paulo can observe the red light on 18 Dec. at 05:48:00 - 05:50:00 (UTC).


Espero que o céu fique limpo nesse dia. Agradeço, imensamente ao PY5EG que antes de ontem enviei para ele um e-mail e de imediato encaminhou para o Zorro. Atilano de qualquer maneira, agradeça ao Zorro. Sabemos que podemos contar com seu prestigio conquistado ao longo de sua vida.

73s
Paulo PV8DX
LABRE and ARRL member volunteer

Nenhum comentário:

Postar um comentário