sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PARCEIROS DA LABRE-RJ - PREVENÇÃO DE ENCHENTES

O Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil Municipal (Grac) se reuniu na sede do órgão, com outras secretarias da Administração Pública Municipal para determinar grupos de trabalho para prevenção de possíveis enchentes no município durante o verão. Estiveram presentes também entidades como a Amigos 4X4, que reúne a Associação de radioamadores de Campos dos Goytacazes (Arcam), e o Jipe Clube, essenciais durante as operações de comunicação e acesso às regiões atingidas pelas chuvas.
O comandante da Defesa Civil, Henrique Oliveira, explica que o GRAC foi criado com objetivo de definir ações de prevenção às enchentes, onde cada responsável pelas secretarias municipais definirá as pessoas que trabalharão em conjunto com a Defesa Civil durante as enchentes.
 
 
A subsecretária de Meio Ambiente, Lilian Neto, destaca a importância da participação dos demais órgãos nesta reunião. Além da secretaria de Meio Ambiente, também estiveram presentes representantes da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Família e Assistência Social, além das Secretarias de Governo e Educação.
Presidente de Honra da associação Amigos 4X4, que é um corpo voluntário em atendimentos emergenciais em caso de acidentes naturais, Paulo Orlando, citou a grande importância que a presença de associações como esta é fundamental em casos de emergência. - ''Sabemos que em casos extremos, a única forma de comunicação é através dos cidadãos radioamadores, já que é o único credenciado para este fim, por exemplo. Somos treinados através de cursos do Ministério de Integração para ações conjuntas com a Defesa Civil'' - finaliza o presidente.
 
fonte:
 
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ARRL 10 METER CONTEST + CRAN


Com o objetivo de incentivar os radioamadores da Baixada Fluminense-RJ, a Casa do Radioamador de Nilópolis realizará uma premiação paralela à organização do ARRL 10-Meter Contest 2012, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro. Os três primeiros colocados da categoria Operador Único Baixa Potência serão premiados com camisetas com temas sobre radioamadorismo (Clubes, Ligas, Marcas de rádio, etc) e o radioamdor com maior pontuação geral receberá um troféu da LABRE-RJ.

Então vejamos abaixo como será a premiação:

Trecho retirado do regulamento.

3. Entry Categories:
3.1. Single Operator:
3.1.2. Low Power (150 watts or less)
3.1.2.1. Mixed Mode (Phone and CW)
3.1.2.2. Phone only
3.1.2.3. CW only


PREMIAÇÃO:

1º colocado do Modo Misto (CW e Fonia): 01 camiseta do CRAN
2º colocado do Modo Misto (CW e Fonia): a definir

3º colocado do Modo Misto (CW e Fonia): a definir

1º colocado do Modo Fonia: 01 camiseta do RIO DX GROUP.

2º e 3º colocados do Modo Fonia: 01 camiseta (cada) do CRAEC - Clube de Radioamadores da Escola de Comunicações do Exército Brasileiro.

03 primeiros colocados do Modo CW: 1 Camiseta (cada) do CQMM DX CONTEST 2013, do CWJF - GRUPO JUIZFORANO DE CW.

1º colocado geral (maior pontuação): Troféu oferecido pela LABRE-RJ

Regras:

Para ter direito à premiação o Radioamador deverá obrigatoriamente operar de sua estação fixa, licenciada em um dos municípios da Baixada Fluminense. Os integrantes da Diretoria da CRAN, que participarem nesta categoria não concorrerão aos prêmios.  


regulamento do conteste:

ARRL 10 METERS 2012


Até a quarta-feira antes do conteste estaremos discutindo e esclarecendo dúvidas sobre o regulamento e uso do N1MM, inclusive disponibilizando cópias traduzidas a serem retiradas na CRAN.

Entrega das camisetas:

1º Sábado após a divulgação oficial do Conteste, na sede da CRAN.

''APOIO"

 RIO DX GROUP                LABRE-RJ




CRAEC                CWJF


 

TROFEUS - CONCURSO BSB - ano 52

A LABRE-RJ quer compartilhar com alegria o grande desempenho dos radiomadores do Rio. Veja na foto os troféus do ''concurso de Brasília/2012''. A LABRE-RJ conseguiu o 2º colocado em fonia na categoria clubes.

 
Também tivemos o PY1RJ - Márcio conquistando o 1º colocado na sua categoria em fonia. Parabéns Márcio, a LABRE-RJ e todos os radioamadores do estado do Rio de Janeiro. Que venha o próximo!

A LABRE-RJ agradece a participação de todos os radioamadores e ao colega Julio Cesar - PT2JC pela ajuda na apuração.

Os resultados e regulamento ANO 52 (2012), está no site oficial da LABRE-DFhttp://www.labre-df.org/
 


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pe. Landell de Moura e a invenção do rádio

Um padre brasileiro pode ser reconhecido como inventor do rádio. O gaúcho Roberto Landell de Moura recebeu o título de cidadão paulistano ''in memorian''

 

No inicio do século XIX, ele realizou as primeiras transmissões de rádio no mundo, mas a paternidade do invento ficou para o físico italiano Guglielmo Marconi. Para especialistas, é uma injustiça a ser reparada.

Repórter: Carla Rodeiro - JORNAL DA GAZETA

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CARTA Á TODOS: PY1UAP / PY1CG

CARTA ESCRITA PELO PY1UAP AO CONSELHO DA LABRE-RJ COM CONTEÚDO Á TODOS MEMBROS e DIRETORES! 

A LABRE-RJSenhor Presidente, Senhores Diretores e Membros do Conselho


Após a tragédia que se abateu sobre nós em 2011, resolvi me dedicar ao estudo de assuntos relacionados com os desastres naturais e previsão do tempo. Adiquiri uma estação meteorológica profissional, fiz um curso no INMET sobre previsão do tempo, me formei no curso de Defesa Civil básica na Universidade Federal de Santa Catarina e no momento, estou concluindo o curso de Gestão de Desastres na mesma Universidade.

PY1PM visita a feira de Coelho Neto



Domingo de sol na cidade, muita disposição e vontade em rever os amigos! A famosa feira de PX/PY de Coelho Neto na Zona Norte do Rio, agrega um grupo seleto de amigos de longas datas, que adoram se reunir e conversar de tudo um pouco, principalmente sobre rádio e tecnologias. O presidente da LABRE-RJ PY1PM - Paulo Roberto, não perdeu tempo e foi  conferir as novidades por lá no dia: 18/NOV/2012. Quer conferir? Click no link para conferir as FOTOS

RENER ACRE



No dia 05/NOV/2012, dia nacional do radio - amador, a equipe da RENER/AC(rede na
cional de emergência de radioamadores), composta pelos radioamadores:


Alan (PU8JAA), Aldo (PT8CW), André (PT8IB), Rafael (PU8JAR), Foster (PT8ZFB) e Ribeiro (PT8GOB) e com a colaboração dos amigos Wanderley e Alan Pimentel, ativamos a estação no prédio público denominado biblioteca da floresta no centro de Rio Branco no Acre. 

PT8CW Aldo -  operando a estação na banda de 40 metros

Foi realizada uma demonstração pública do serviço radioamador á sociedade, com contatos realizado na banda de 40 metros. 


Ao todo foram trabalhadas as seguintes estações: PY9NM, PW8JA, PP1AFF, PW8PM, PW8JM, PW8JA, PW8FNS, PY8BLN

Assim, dezenas de pessoas interessadas no radioamadorismo tiveram a oportunidade de verem na prática como funciona uma estação de radioamador, e, a experiência serviu para nos preparar para que no próximo ano possamos fazer um evento de grande porte.   A equipe da LABRE-RJ parabeniza á todos engajados no eventos.   Site oficial da LABRE-ACRE:  http://www.labre-ac.kit.net/

Matéria no site do Governo do Estado do Acre: RENER/AC 

Matéria no blog da biblioteca da Floresta,  
EVENTO 
(A Biblioteca da Floresta foi criada pelo Governo do Estado do Acre e tem como objetivos promover o diálogo entre os saberes, valorizar os conhecimentos sobre a diversidade socioambiental da Amazônia e subsidiar as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável)

FENACOM 2012 - Rio marcou presença

A FENARCOM, (Feira Internacional de Radiocomunicação) é um evento idealizado pela Radiohaus Radiocomunicação e realizado desde 2006 em Indaiatuba, SP. Nasceu como uma feira de Radioamadorismo, devido a necessidade de um evento dessa natureza em nosso país.

                          

A FENARCOM é inspirada na experiência americana da Hamvention na cidade de Dayton, que já acontece há mais de 50 anos. É considerado o evento mais tradicional para os Radioamadores em todo o mundo.

               
equipe do RIODXGROUP