sábado, 15 de dezembro de 2012

FITSAT - CÓDIGO MORSE EM LUZES DIRETO DO SATÉLITE


Amigos,

No mês de outubro passado a Estação Espacial internacional (ISS) lançou três pequenos satélites. Um deles o FitSat 1. Comentei que o FitSat estaria tentando transmitir código morse através de luzes emitidos por LEDs.
O coordenador do projeto Tanaka JA6AVG, solicitou a comunidade radioamadorística que seria importante a recepção nos primeiros dias da telemetria. Assim, fiquei de prontidão... E fiz um dos primeiros vídeos e enviei para o Tanaka. vejam:



Pois bem, ele elogiou o vídeo e daí abriu um canal para alguns e-mails. Objetivando poder olhar o nosso código no céu de PV8.... Fiz solicitação que ele e sua equipe pudesse planejar o acionamento dos LEDs por cima de Boa Vista-RR.
A equipe do senhor Tanaka fez as previsões e não foi muito boa para PV8. A antena do Sat. tem uma espécie de imã que faz com ele sempre aponte para o pólo magnético. E na linha do Equador (PV8) ficaria prejudicado.


Não desejaria perder esta oportunidade, fiz uma outra solicitação para que fosse destinado aos PY2s (e-mail abaixo). Reportei a ele sobre a maior concentração de HAM...e Além do mais tem o entusiasta PY2ZX e PY2BJO (que pude conhecer na FENARCOM) e tantos outros amigos. Vi, que no Japão, ontem na Europa e USA foram agraciados com as luzes do LEDs. Aproveitei e solicitei também a ajuda do PY5EG junto a seu amigo Zorro.


Ótimo que a equipe do Tanaka estava a trabalhar para que fosse possível. Lógico que para quem gosta como eu..... Tudo no nosso Hobby é gostoso. Hoje, recebo o e-mail abaixo do Tanaka. Se for possível os amigos de PY2 observar o céu no horário descrito e filmar ou fotografar será excelente. E gostaria de receber as fotos... É bem verdade que pode-se olhar a olho nú. Entretanto, um japonês fez
uma ótima foto com uma máquina com ISO 12.800. Mesmo assim, para mim não ficou muito claro os sinais (não vi os pontos...somente os traços). Eu não tenho nenhuma máquina com este ISO... Qualquer maneira é um fato novo e vale prestigiar. No link abaixo, pode-se acompanhar o Sat. Sua telemetria está em 437.250 Mhz. Mas, com efeito doppler inícia a cópia (CW) em torno de 437.260 Mhz.

http://www.satflare.com/track.php?q=38853#MAP

Veja:
Sao Paulo can observe the red light on 18 Dec. at 05:48:00 - 05:50:00 (UTC).


Espero que o céu fique limpo nesse dia. Agradeço, imensamente ao PY5EG que antes de ontem enviei para ele um e-mail e de imediato encaminhou para o Zorro. Atilano de qualquer maneira, agradeça ao Zorro. Sabemos que podemos contar com seu prestigio conquistado ao longo de sua vida.

73s
Paulo PV8DX
LABRE and ARRL member volunteer

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RADIOAMADORES no G1


No dia 14.DEZ.2012 saiu no site de notícias da GLOBO (http://www.g1.com.br) uma matéria com chamada em destaque logo na parte frontal do blog. Com a participação de PT2OP Orlando Peres. Veja a matéria. click na foto abaixo  




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

LABRE DEFENDE EXPANSÕES DE FAIXAS


Amigos radioamadores,
A LABRE defende expansões das bandas de 30, 80 e 160 metros e inclusões dos 630 e 2200 metros nas atribuições espectrais nacionais". veja link abaixo o artigo:

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RADIOAMADORES REIVIDICAM Á DEPUTADOS E SENADORES


Rádioamadores de Campo Mourão, integrantes do Gramo -  Grupo de Rádioamadores Mourãoense - entregam reivindicações ao deputado Douglas Fabrício, nesta sexta-feira. O pedido é para que o deputado interceda junto à bancada Federal, na Câmara dos Deputados e Senado, pela aprovação de um projeto de lei que tramita no Senado, e que pede isenção do imposto de importação e do imposto sobre produtos industrializados a aparelhos próprios para radioamadorismo.




Grupo de Radioamadores pediu apoio ao deputado Douglas Fabricio. O encontro foi realizado no escritório regional do deputado e contou com as presenças do presidente do grupo Luiz Gonsalves, do coordenador José Aparecido Pereira, Rui Antonio Cruz e Valter Velozo. O coordenador José Aparecido, presidente eleito para a gestão 2012/2013 revelou ao deputado que em Campo Mourão existem 22 radioamadores, todos devidamente cadastrados e licenciados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ele também falou da importância dos radioamadores, em casos de emergências: “O Ministério da Integração Nacional criou, por meio da portaria 302, de 24 de outubro de 2001, a Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), integrante do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastres, situação de emergência ou estado de calamidade pública. Também auxiliam em situação de emergência ou estado de calamidade pública, auxiliando em todas as situações a Defesa Civil”, disse ele.

O deputado, que representa a Comcam na Assembléia Legislativa do Estado se comprometeu em encaminhar o pedido, por entender que a reivindicação é justa e pode beneficiar mais de 33 mil radioamadores, mais de mil deles estão operando no estado do Paraná.

Em janeiro deste ano, representantes dos radioamadores reuniram-se com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, para solicitar as mudanças na Legislação do Serviço de Radioamador. O pedido era pela desvinculação do Radioamadorismo da Lei Geral de Telecomunicações. Após uma introdução sobre o Serviço de Radioamador e suas atividades, feita por Atilano PP5EG, o Ministro das Comunicações disse, em tom de brincadeira:

“Achei que vocês estavam extintos... é uma novidade... quais faixas transmitem? que tipo de comunicação fazem?... eu quero me tornar um radioamador.”

Com relação a brincadeira do ministro, sobre os radioamadores estarem extintos, foi simplesmente um comentário amistoso e complementado com a vontade do Bernardo de tornar-se radioamador.

No Mundo do Dexismo - Kariane M. Golembieski



No Mundo do Dexismo Com o objetivo de incentivar as pessoas a ouvir rádio em ONDAS CURTAS, estamos convidando você para participar de uma promoção que sorteará 10 brindes, incluindo um rádio de Ondas Curtas.

Para participar desse sorteio, você deverá citar o nome de suas 3 emissoras de Ondas Curtas preferidas. Envie correspondência para:

ONDAS AMIGAS
Rua Pinheiro Machado, 15
CEP:
95.320-000
Nova Prata - RS - Brasil


Ou também pelo e-mail: ondasamigas@hotmail.com

OBS: O prazo para participação encerra no
dia 31 de dezembro de 2012. (Se você participar por e-mail, não precisa enviar carta). Depois de contabilizadas as participações enviadas por cartas e e-mails, os resultados
serão enviados a todas as emissoras de Ondas Curtas citadas.  Agradecemos a todos que puderem divulgar e participar!!! Integrantes e responsáveis pelo Grupo ONDAS AMIGAS:

-Claudir Ghiggi, 
-Genezio Barbieri, 
-Geraldo Modelski, 
-Kariane M. Golembieski, 
-Leno Mazotti, 
-Ricardo Dequigiovanni 
-Rogerio Kruger. 

Informações básicas criado 2012

Francisco Jacson
PY1PDF - LABRE-RJ
-Rio Dx Group Team
-EPC 19510

LABRE FEDERAL NA REUNIÃO DA ANATEL - CERTIFICAÇÕES E HOMOLOGAÇÕES

A LABRE, Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, se reuniu na manhã da última quarta-feira, dia 05 de dezembro de 2012, com o Gerente de Certificação da ANATEL, Sr. Itamar Barreto Paes, para tratar de certificações e homologações de equipamentos do Serviço de Radioamador. Entre as deliberações:

- A ANATEL avaliará a possibilidade de reconhecer as certificações não apenas oriundas da FCC, mas também vindas de outros órgãos da Comunidade Européia e Japão para equipamentos que incluam ou sejam especificamente
de HF/MF/LF. Atualmente a FCC dispensa de homologação os equipamentos que operem até 30 MHz, inviabilizando que a certificação seja também aplicável no Brasil para os modelos correspondentes;




- A ANATEL também avaliará a possibilidade de parcerias com a LABRE, organismos certificadores e universidades que disponham de laboratórios reconhecidos e adequados para atender a certificação de alguns equipamentos que incluam o HF entre suas faixas operacionais;




- A ANATEL confirmou a orientação nacional de que a homologação de um modelo de equipamento é válida para todos os radioamadores *usuários* do mesmo modelo. O mesmo não é válido para *vendedores, representantes e fabricantes*, cujo selo ANATEL com número identificador da homologação do produto a ser comercializado é intransferível. Para a ANATEL, não há razão para que o radioamador tenha que certificar novamente todos equipamentos de sua estação caso seu objetivo seja exclusivamente o *exercício* do serviço;



- A LABRE pediu para que ANATEL reforce esta orientação, inclusive com alguma forma de comunicação pública, de preferência no site da agência, para que o radioamador disponha de mais argumentos e documentação em resposta a eventuais abusos interpretativos cometidos pelas equipes
locais de fiscalização.



O setor de certificação e homologação da ANATEL considerou positiva a ação do Grupo de Defesa Espectral ad-hoc LABRE em defender a certificação de EMC dos produtos emissores não-intencionais com potencial de gerar ruídos no espectro eletromagnético. A ANATEL é atuante em muitas comissões especializadas e reforçará o apoio às
demandas pela nacionalização e implementação de normas internacionais de compatibilidades eletromagnéticas.

via lista do ARAUCARIA DX GROUP.

baixe em formato pdf  AQUI