sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CURSO DE COMUNICACÃO em EMERGÊNCIA - BOM JARDIM-RJ


Aqui está a equipe que participaram do primeiro curso de técnicas e comunicações de emergência. Promovido pela prefeitura de Bom Jardim-RJ, em parcerias da: Secretaria de Defesa Civil-RJ e LABRE-RJ (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) em Dezembro de 2012.
Parabéns á todos envolvidos neste evento em especial ao Getúlio Gomes - PU1KRB agente municipal em Bom Jardim.

PY1LAG - REPETIDORA da LABRE-RJ em TERESÓPOLIS

A LABRE-RJ em parceria com a Defesa Civil de Teresópolis, representada pelo PY1UAP, Bira - coordenador municipal da RENER na cidade de Teresópolis, instalou, dia 19 de Dezembro de 2012 uma nova repetidora licenciada pela LABRE-RJ e transferida para Teresópolis (Defesa Civil).

alpinistas no topo da torre a 30m de altura, instalando a antena do repetidor
Durante a fase de testes, a repetidora esta subtonada em 199.5 A frequência de transmissão da mesma é: 146.630Mhz. Após o período de testes, será retirado o subtom.

Esta repetidora ficará a disposição dos radioamadores do Estado do Rio de Janeiro, das NUDEC - Núcleos de Defesa Civil de Radioamadores, da Cruz Vermelha Brasileira, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual.

A responsabilidade de manutenção e operacionalidade da repetidora está a cargo da Defesa Civil de Teresópolis, cabendo a LABRE-RJ manter QRV na frequência.

Solicitamos aos radioamadores do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital, monitorarem e nos informar se acionam ou escutam a repetidora. e-mail para informações: py1aa@labre-rj.org.br


Francisco Jacson
PY1PDF - LABRE-RJ
Rio Dx Group Team
EPC 19510

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

RADIOAMADORES - sempre prontos!


A tecnologia e a comunicação que envolve os radioamadores historicamente tem desempenhado um importante papel nas comunicações de emergência durante as catástrofes de grande escala em todo o mundo. Durante o furacão Katrina nos EUA, na região Serrana do Rio de Janeiro e em Santa Catarina por exemplo, centenas de radioamadores se deslocaram com seus equipamentos móvel de rádio para ajudar a fornecer o que muitas das vezes era o único meio de comunicação para auxiliar as vítimas, e ao poder público. Os telefones, celulares e o acesso à internet estavam esgotados e sem energia elétrica. Nesta situação a primeira linha de comando é conferir dados como: pessoas doentes e desaparecidas. A informação é TUDO!
 

É por isso que, é muito importante para os RESPONSÁVEIS EM GESTÃO DE EMERGÊNCIA (Polícias, Bombeiros, Prefeituras e Defesa Civil) dialogarem e prepararem os radioamadores para eventos de emergências locais ou estadual. As chances vão ser mais do que um simples voluntariado. O saber fazer, a técnica e o talento fazem parte da estratégica de comunicações em emergência. E fazemos parte disso.


Isto não é só um hobby simpático da época de nossos avós. O tempo passa mais não paramos no tempo! A evolução de nossos equipamentos, trouxeram-nos novas modalidades da era digital. As redes de comunicações radioamadorísticas são formadas por pessoas reais, que entram no ar instantâneamente e salvam milhares de vidas. Quando os outros sistemas falharem ou ficam sobrecarregados, Estamos sempre prontos a ajudar! Estamos prontos para contribuir sempre que é necessários. E você, está pronto?!





ORGULHO SE SER RADIOAMADOR







quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

4A0MAYA - OS MAYAS

Em 21DEZ/2012 a cultura Maia vai celebrar o início de um novo ciclo em seu calendário, um evento que ocorre a cada 5125 anos!. Por tal motivo, os membros do RÁDIO CLUBE CANCUN estará transmitindo a partir de: Piste Yucatan local onde se encontra a zona arqueológica de Chichen Itza, de igual maneira radioamadores estaram no ar também, desde ''Riviera Maya'' local onde se encontra a zona arqueológica de Tulum no México, com o indicativo especial de chamada: 4A0MAYA
 
 
Evento: 19 a 23 de dezembro de 2012
Faixas: 6m a 40m
Modos: SSB, RTTY, PSK31. - Satélites: SO-50 e 6 metros no grid: EL50 (20 e 21 de dezembro). O radioamador que realizar o contatos com 4A0MAYA em 3 ou mais bandas ou modos de transmissão ira ganhar o diploma especial do evento. (Clique para ver o diploma)
  
Equipe:
 
XE3PP, XE3RA, XE3N, XE3RC, XE3OSF, XE2OZ, XE3JMA, XE3ARV

 
 
 
 
 


 

A71QND - 1º ENCONTRO DE RADIOAMADORES DO QATAR



Foi realizado no mês de Dez/2012 no Qatar o primeiro encontro de radioamadores, daquele pais árabe.
Abdullah bin Hamad Al Attiyah, presidente da autoridade de controle administrativo e transparência, salientou que: ''... o radioamador tem um significativo papel na sociedade...'', durante a abertura do festival internacional de rádio amador no Qatar no Al Rayyan Theatre, em Souq Waqif.



Al Attiyah, é o presidente do Qatar Rádio Sociedade (QARS), que está hospedando o evento pela primeira vez no Oriente Médio com centenas de pessoas composta por funcionários de várias sociedades de radio madores de todo o mundo e estudantes secundários e escoteiros do Qatar. Para os países em desenvolvimento o radioamador pode promover a perícia técnica para ajudar nas comunidades locais, acrescentando que o radioamador como um hobby forneceu a plataforma para a formação em eletrônica, de radiodifusão, teorias e técnicas de telecomunicações no mundo.



 Al Attiyah também ressaltou a importância do rádioamador para pessoas com necessidades especiais, dando-lhes uma boa chance de manter contato com o mundo.O festival no Qatar tem em suas instalações estações de radioamadores operando em todas as faixas, quem se comunicar por la poderá ganhar um belo cartão QSL.



O indicativo de chamada designada especialmente para o evento é A71QND. Os membros do conselho QARS e alguns convidados também vão participar durante o festival.
A LABRE-RJ parabeniza o belo evento realizado naquele país e que seja o primeiro de muitos!!!




Estamos acompanhando a evolução radioamadorística em QATAR pelo site oficial do grupo, veja:





terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Nick UX0FF - NUMBER ONE OF THE WORLD!

 


Uma façanha digna de se registar. O radioamador Nick - UX0FF, acaba de receber da CQ (revista norte americana de radioamadorismo) a PLACA como o 1º radioamador no mundo a conseguir completar TODAS as zonas nas 11 bandas!
Ou seja as faixas de: 160 / 80 / 40 / 30 / 20 / 17 / 15 / 12 / 10 / 6 / 2 metros.