terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FreeDV - HAM RADIO DIGITAL VOICE

Apesar de o D-STAR ter sido criado pela JARL (Japan Ameteur League) como um padrão aberto, a utilização do codec comercial AMBE faz com que os preços dos equipamentos sejam proibitivos por causa dos direitos de utilização deste codec.


O Radioamador norte-americano Bruce Perens K6BP que é cientista da computação, grande defensor do software livre e crítico ferrenho ao padrão D-STAR, vinha advocando em favor de um padrão livre e gratuito de voz digital para todos os radiomadores. A partir deste clamor, o radioamador australiano Dr. David Rowe VK5DGR, especialista em processamento digital de sinais, desenvolveu um novo codec de utilização livre e gratuita chamado Codec2.  O Codec2, assim como o AMBE,  é um  codec de baixo bitrate e baixa latência que permite transmitir voz digital em uma largura de banda de apenas 1100Hz, ideal para os transmissores de SSB que possuem largura de banda de 3000Hz, utilizados no Radioamadorismo. O Codec2 é o único codec gratuito capaz de rivalizar os comerciais, até o momento.




O Dr. David Rowe VK5DGR também escreveu o programa FreeDV para Windows e Linux que  permite utilizar o Codec2 em um transmissor SSB de forma gratuita. Para tanto, basta rodar o programa em um computador ligado ao transmissor SSB  via uma interface de áudio. Esta interface pode ser a mesma  utilizada para praticar os modos digitais.

Site do FreeDV: http://freedv.org

PY3IT - http://py3it.blogspot.com.br/2013/01/freedv-fonia-digital-para-radioamadores.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário