segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DIRETOR DA LABRE-RJ em EVENTO ESCOTEIRO do MAR


Nos dias 31/Agosto e 01/Setembro tivemos o evento escoteiro ''cruzeiro a APA de Guapimirim'' que foi promovido pelo 10ºGEMAR. Tivemos a pratica do rádioescotismo neste evento com a participação do Chefe escoteiro Júnior - PY1WX (90GEMar) diretor de ensino da LABRE-RJ. Todo o percurso foi coberto pela repetidora 146.950mhz. que fica no Sumaré-RJ.


A equipe do 90ºGEMAR SubOficial Amélio Azevedo Marques, que fica na Ilha das Flores (ARES-SG / Marinha do Brasil) e partiram cedo com o pessoal do grupo sede para o Iate Clube de Ramos, sede do 10ºGEMAR, onde reuniram-se o pessoal de lá mais do 123ºGEMAR Alte Saldanha.



A saída do cais do ICR se deu às 08h20 do sábado e estavam na água os escaleres NT "B-P", NP "Loretti" e "Thalassia" tal como o cabinado SEACHEGUE-II, todos do 10ºGEMAR e  um bote do 90ºGEMAR. Na navegada feita a motor passaram por diversas referências tal como:

08:56 - Farol das Canhanhas
09:25 - Cacuia/Depósito de Combustíveis MB
09:33 - Ilha Seca
10:24 - Ilha do Boqueirão
10:50 - Ilha de Paquetá.

Na frente da Ilha de Paquetá foi realizada uma parada técnica para lanche e abastecimento de uma das embarcações (abastecimento próprio em água) partindo novamente às 11h06.
               



Às 11:45 a embarcação que ia a frente, o cabinado SEACHEGUE encontrou com a lancha da APA que veio nos guiar pelos caminhos navegáveis devido a bancos de areia que se espalham conjuntamente com os currais de pesca artesanal que são autorizados pela autoridade do meio ambiente. O Escaler "B-P" teve a necessidade de retirar o leme e recolher a bolina em alguns momentos durante a passagem pela área dos currais de pesca.

Durante todo o trajeto vários radioamadores carioca, abriram espaço para a estação móvel marítima. Todos cheios de entusiasmo ouviram as reportagens e as curiosidades de quem estava em terra acompanhando esses desbravados escoteiros rumo a Área de proteção ambiental de Guapimirim / Magé-RJ. Às 12:45 todas as embarcações dos Escoteiros do Mar entraram pela foz do Rio Guapimirim e subiram por duas horas até a entrada do canal da APA Guapimirim. Precisamente às 14:10 encostamos as embarcações na garagem náutica da APA Guapimirim e pudemos iniciar a retirada dos materiais.

Os jovens Escoteiros do Mar puderam assistir a palestra ministrada pela Bióloga Tatiane do ICMBio. Na palestra a Bióloga explicou sobre a APA de Guapimirim, as espécies de animais e vegetação tal como todas as atividades que são desenvolvidas no local.

                   

O almoço preparado pela Chefia do 10ºGEMAR foi uma bela macarronada com frango. Foi servida às 17:25. A tarde houve adestramento de Código Morse e outros jogos aplicados pelo Chefe Júnior PY1WX. O jogo noturno contou duas equipes que disputaram qual o animal seria salvo da extinção, se era o Jacaré de Papo Amarelo ou o Golfinho da Baia de Guanabara. A Equipe do Jacaré de Papo Amarelo foi a vencedora.

              

Na manhã do domingo dia 1º de setembro o Café da Manhã contou com a oração "Senhor quem entrará no santuário pra te louvar" cantada pelo Chefe Torricelli e em seguida iniciaram as arrumações dos materiais nas embarcações para o retorno. Com a maré cheia a saída ocorreu ás10h10.

Durante o caminho puderam ser vistos os seguintes pontos:

12:10 - Foz do Rio Guapimirim
13:28 - Ilha de Paquetá
13:41 - Ilha de Itaoquinha
13:52 - Igreja da Luz
14:03 - Ilhas de Braço Forte e Jurubaíbas
14:11 - vista do Shoping de São Gonçalo
(11:43 foram içadas as velas conjuntamente ao motor)
14:33 - Ilha do Engenho

Às 14:55 o Chefe Júnior PY1WX Ch.Dantas e Karina todos do 90GEMar chegaram para descanso, almoço e os jovens do 90ºGEMAR ficaram por lá mesmo. Saímos às 16:54 rumo a sede do 10ºGEMAR cruzando navios e etc. Às 18hs escureceu e atracamos na sede do 10ºGEMAR às 18:45 iniciando toda a faina de limpeza, retirada de materiais e etc. A LABRE-RJ Agradece ao GEMAR "pai de todos os Grupos de Escoteiros do Mar do Brasil, ao 10ºGEMAR" pelo convite e a oportunidade de estarmos mais uma vez juntos.

BONS VENTOS e EXCELENTES DXs!

Chefe Júnior - PY1WX / ZW1X
Dir. de ensino - LABRE-RJ
Radioescotismo - 90GEMar

Nenhum comentário:

Postar um comentário