sábado, 12 de janeiro de 2013

CARTA DE UM RADIOAMADOR - PP5ZB


Gostaria de parabenizar a toda a equipe de radioamadores fluminenses que estão trabalhando nas enchentes que assolam o estado. Esse trabalho árduo, cansativo, e principalmente desgastante, é muito recompensador no sentido moral. São atitudes desta natureza que engrandecem o homem. 
A todos esses radioamadores, que deixaram o conforto de seus lares, deixaram suas famílias e amigos, para se dedicarem ao auxílio de outras vidas, merecem todo nosso respeito e admiração.

 

Aos nobres radioamadores, com R maiúsculo, quero deixar uma mensagem de otimismo e coragem. Não se incomodem com críticas negativas, ciúmes de pessoas que ficam omissas. Faz parte do ser humano criticar...basta a vocês fecharem seus ouvidos para estas pessoas. O mundo está cansado de pessoas com boa intenção. Precisamos de pessoas que tenham atitude! Tais atitudes vocês estão tendo... o Rio de Janeiro agradece. Olhem para trás e tenham orgulho do trabalho que fizeram, por mais simples que tenha sido, como por exemplo: ligar a fonte numa tomada; com esse simples gesto você colocou toda uma estação no ar e de alguma forma ajudou a centenas de pessoas.
 
Muitas dificuldades virão pela frente. Não desanimem, mantenham-se motivados pelo espírito da solidariedade, lembrando que no apertar de um PTT, você poderá estar salvando uma vida e trazendo um pouco de segurança àquela pessoa que está lá do outro lado passando por uma dificuldade. Não posso deixar de mencionar o trabalho magnífico que a LABRE/RJ está realizando ao longo dos últimos anos, as ativações especiais que realizaram em diversas cidades do Rio de Janeiro engrandeceram o bom nome do radioamadorismo.
 
Aproveito para lembrar que estas ativações serviram de laboratórios para estas situações de emergência. Digo isto porque tenho a consciência da logística que é em colocar uma estação no ar, pois demanda um planejamento detalhado de material (fontes, rádios, antenas, computador, papéis, mesas, cadeiras, alimentação,etc.).  Encerro este pequeno texto parabenizando a todos os radioamadores pelo excelente trabalho que estão realizando. Vocês têm meu respeito e admiração!!!!

PP5ZB - Ronildo Pimentel

FISCALIZAÇÃO DE RÁDIO COM FAIXAS EXCEDENTES



A LABRE CENTRAL, através de seus dirigentes:
Obteve o retorno sobre os problemas relacionados sobre fiscalização de  transceptores com faixas excedentes e transceptores de fabricação caseira através do ofício 06/2001 RFCEC-AnatelAconselhamos a todos os radioamadores fazer o download deste documento e imprimir, evitando possíveis transtornos com a fiscalização.

Clique aqui para fazer o download

Atenciosamente
LABRE CENTRAL

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

RADIOAMADORES em XERÉM - 10/01/2013 TV RECORD


Em matéria da TV RECORD que foi ao ar no programa do Wagner Montes, quinta-feira 10.01.2013 citando sobre o trabalho dos VOLUNTARIADOS em Caxias. O repórter João Pedro Barrocas mostra de perto o trabalho voluntário dos radioamadores. Na matéria aparecem os radioamadores:

Ângelo PY1LIF - PY1TR Filipe [RIODXGROUP]


 

Parabéns á todos pelo trabalho

fonte:
http://noticias.r7.com/blogs/wagner-montes/

domingo, 6 de janeiro de 2013

MPF INVESTIGA INTERFERÊNCIA AOS RADIOAMADORES




O Ministério Público Federal (MPF) em Nova Friburgo, na região serrana fluminense, recebeu de radioamadoristas um projeto que visa à implantação de uma comunicação emergencial, pela qual a Defesa Civil Municipal poderia, em caso de falta de eletricidade prolongada, se valer de rádio amador para prestar informações à população.

De acordo com nota divulgada dia 04.JAN.2012 pela Procuradoria da República no Rio de Janeiro, a proposta prevê, em caso de calamidades como a ocorrida na região em 2011, a utilização de uma frequência que poderia ser captada por rádios a pilha ou em veículos.

O MPF ressalta na nota que a atividade de radioamadorismo é essencial para a difusão de informações relevantes à população, principalmente no período das chuvas de verão, em que a comunicação por outros meios pode entrar em colapso. Por esse motivo, o órgão considera extremamente grave as interferências indevidas nesse sistema.

O MPF em Nova Friburgo instaurou investigação criminal para apurar interferências em comunicações radioamador.  A medida foi tomada a partir de notícia crime do juiz eleitoral Leonardo Teles, que denunciou interferências e outras irregularidades cometidas durante as eleições de 2012.

Como a interferência em atividade de telecomunicações é crime federal, o fato foi comunicado ao MPF, que adotou medidas com o objetivo de identificar os responsáveis, inclusive acionando a Polícia Federal. De acordo com o Ministério Público, se a interferência ocorrer durante um período de calamidade o responsável está sujeito a penas até seis anos de prisão.

fonte:
http://globotv.globo.com/inter-tv-rj/rj-inter-tv-2a-edicao/v/ministerio-publico-federal-investiga-interferencia-em-radioamadores/2328117/