quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

LABRE-RJ EM VISITA Á DEFESA CIVIL ESTADUAL

Em reunião no dia: 30/JAN/2013 no DGEDEC - Diretoria Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Cel. Douglas Paulich Junior e o Ten. Cel. Kempers e um corpo de oficiais, que nos recebeu de braços aberto para elaboramos parceria e cursos que visam melhorar o conhecimento entre civís e militares no setor de comunicação e preparação do pessoal para provas de radioamador, tudo ''gratuito''.  O PY1WX  Júnior, nomeado representante da LABRE-RJ para ministrar o curso na DGEDEC - Desejamos sucesso nessa importante tarefa ao nosso representante. Neste curso que tem o seu ponto forte mostrar de modo prático e de forma interativa com todos, visando o conhecimentos e algumas normas internacional no modo de se agir em situação de catástrofes! 

da esq. pra dir. - Ten.Cel Kempers, PY1WX Júnior, Cel.Douglas, PY1PM Cel.Paulo, PY1PSA Ana, PY1PDF Jacson
 
Lançado o apoio - estamos finalizando a elaboração deste projeto em se fazer rádio em situação de catástrofes. Indo de como funciona as ondas eletromagnéticas ao sistema digital de comunicação atuais enclusive o C4IRS militar e o serviço rádio amador que funciona como plano B (quando todas as comunicações falham!) Isso é somente o começo e trabalhando de forma COLETIVA e sem as fronteiras do impecilho para que TODOS que queiram possa aprender mais e aperfeiçoar o seus conhecimentos. Em breve melhores detalhes.




quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

COMUNICAÇÃO EM EMERGÊNCIA - RS

Comunicação de emergência é tema de evento da Defesa Civil em Santa Maria

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil em Santa Maria promoveu o curso "Técnicas e Procedimentos para as Comunicações de Emergência". O evento, no último fim de semana, aconteceu no auditório do Comando Regional de Polícia Ostensiva/Central (CRPO/C), reunindo aproximadamente 35 operadores de radioamador do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Calamidade O curso abordou técnicas de operação de rádio em situações de calamidade, como enchentes, deslizamentos e vendavais. Normas internacionais de comunicação em áreas de emergência, instalação de antenas e outros equipamentos em campo e operação de rádio (fixo, móvel e via internet), foram algum dos assuntos pontuados 
A Cruz Vermelha Brasileira e a União Santamariense de Radioamadores (USRA) também fizeram parte da equipe organizadora do encontro. Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ivan Brugalli, o curso trouxe mais preparo e qualificação aos integrantes do órgão municipal. 

Texto: Thamys Trindade 
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305

FONTE: http://www.estado.rs.gov.br/noticias/1/97790/Comunicacao-de-emergencia-e-tema-de-evento-da-Defesa-Civil-em-Santa-Maria/4/113//

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

10º ENCONTRO de RADIOAMADORES de RIO POMBA-MG

A LABRE-RJ foi representada pela pessoa do seu presidente, PY1PM Cel.Paulo Roberto e sua filha Ana Paula - PY1PSA. Parabéns á todos os nossos amigos pelo belo evento.

PY1PM Cel.Paulo Roberto, PY1YS Sakamoto, PY4OFS Otoniel, PY1ON Lineu