sábado, 31 de agosto de 2013

Hackers fazem maratona tecnológica para encontrar soluções para o Rio

(Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)
Participantes vão criar aplicativos para solucionar problemas do Rio. Evento começou na manhã deste sábado (31) e vai até as 15h de domingo.

Veja matéria completa AQUI

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS É TEMA DE SEMINÁRIO NO RIO


Objetivo foi destacar a importância da colaboração internacional para formar uma sociedade resiliente com a redução de riscos

Veja matéria completa AQUI

A LABRE-RJ PARTICIPA DAS ATIVIDADES DA DEFESA CIVIL DO MUNICIPAL NO MORRO CHAPÉU MANGUEIRA, RIO DE JANEIRO, ALUSIVO AO DIA DO VOLUNTARIADO.

Orlando, Hamilton e um funcionário da DC
Representada pelo seu Diretor Social, o Sr. Hamilton, PY1DO, A LABRE-RJ participou das atividades do Dia do Voluntariado, promovido pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, no Morro Chapéu Mangueira. O evento teve a participação de várias instituições, que puderam assistir alguns simulados de socorro à população.

Todos os participantes receberam o Certificado
A LABRE-RJ agradece ao Sr. Cel Marcio Motta, Subsecretário de Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, pelo convite e pela a oportunidade de participar de tão importante evento. Agradecemos também ao Sr. Orlando, pela forma cortês e amiga que dispensada ao nosso Diretor Social. 

Presença da LABRE-RJ através do PY1DO Hamilton, Diretor Social


Para ver a grandiosidade do evento, clic AQUI


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

NO APAGÃO SÓ OS RADIOAMADORES FUNCIONARAM - PT7ACZ





Nesta última quarta feira, ás 14h58min horário de Brasília, a região Nordeste e parte da região Norte brasileiro ficaram sem energia elétrica neste último 28 de agosto de 2013. O problema até agora não justificado, deixou todo estado do Ceará, sem energia elétrica afetando os 09 estados nordestino, se estendendo até Tocantins.


Apenas os sistema de comunicação com os radioamadores estava funcionando nas repartições de emergência pública (freqüência privada) Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) - PF – PRF – PM – CBM – PC – SAMU, entre outras repartições e hospitais que utilizaram os grupos geradores de energia para o atendimento das bandas de SSB – USB – VHF – UHF entre outras modalidades das comunicações. Os usuários do sistema radioamadorístico que utilizam as repedidoras da LABRE na região Noroeste cearense fixada no Morro do Chapéu na Serra da Meruoca freqüência de 145.250 MHz sinal  e repetidora da cidade de Forquilha freqüência de 146.390 MHz ficaram inoperante por alguns minutos, retornando as comunicações dos rádios de VHF e UHF - através da alimentação por Baterias com amperagem de 12 volts. O radioamador voluntário da RENER e da Cruz Vermelha Brasileira filial do municipio de Lavras - MG de prefixo PT7ACZ / PX7B2676, Célio Cavalcante, interligou sua estação base e móvel, nas frequências de emergência pública aonde interagir com os colegas da Rede Brasileira de Emergência revivendo este terceiro blecaute enérgetico, sendo que os radioamadores: Jacinto Pereira PU7PAS; Onélio Gomes Araújo PU7MOG; Hidelbrando PU7MLH e Danúzio Melo PT7DN - ficaram em alerta total com seus equipamentos de recepção e transmissão, pois é bom lembrar que as emergências não têm hora nem local certo e ocorrem sem aviso prévio, pois o radioamador, seja qual for sua classe, deve estar presente que, cedo ou tarde, aonde sua estação pode vir a tornar-se (por algum tempo) o único meio de comunicação viável para suprir uma necessidade de socorro para uma comunidade.
                            


                                 

domingo, 25 de agosto de 2013

RADIOAMADORES SÃO HOMENAGEADOS NO DESFILE CÍVICO MILITAR EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE DUQUE DE CAXIAS, HOJE DIA 25 DE AGOSTO DE 2013.


A LABRE-RJ participou do Desfile Cívico Militar, hoje, dia 25 de Agosto de 2013, em comemoração ao aniversário do Município de Duque de Caxias, RJ. Representando os Radioamadores, estiveram presentes no desfile, os radioamadores: PY1PM Paulo Roberto, Presidente da LABRE-RJ, PY1PSA Ana Paula, Subdiretora Regional da LABRE-RJ na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Coordenadora Municipal da RENER em Itaboraí, RJ, PY1PDF Jacson, Diretor Secretário da LABRE-RJ e Coordenador Municipal da RENER em São Gonçalo, RJ, PY1LIF Ângelo Brasil, Agente Municipal da LABRE-RJ em Duque de Caixas e o PU1MDT - Ferraz, associado da LABRE-RJ e voluntário da RENER, residente na Praia de Mauá, Magé, RJ.


O Presidente da LABRE-RJ e a Subdiretora da LABRE-RJ na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foram convidados a integrar o palanque principal do desfile de onde puderam assistir todo o evento junto as autoridades Civis e Militares presentes. O Sr. Prefeito de Duque de Caxias, reconhecendo a importância dos radioamadores por ocasião das enchente em Xerém, Duque de Caxias, fez questão de, durante o desfile, conversar com o Presidente da LABRE-RJ sobre futuras parcerias, objetivando maiores informações sobre nossas atividades e as atividades da RENER em situações de desastres.



A LABRE-RJ abriu o desfile do destacamento de socorristas do processo  APEL (FOTOS), o qual foi muito aplaudido pelos populares que assistiam o desfile. Conduzindo a Faixa da LABRE-RJ e Defesa Civil de Duque de Caxias, desfilaram: PY1PDF Jacson (A esquerda) e PU1MDT Ferraz (A Esquerda)


É importante destacar que o Presidenta da LABRE-RJ, ao chegar no palanque principal, o Serviço de autofalante do desfile anuncio: Anunciamos a presença do Sr. Cel Paulo Roberto, Presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão.


Estão de parabéns os radioamadores do Estado do Rio de Janeiro, que através da entidade que os representa no Estado do Rio de Janeiro, tem o reconhecimento das autoridades, Municipais, Estaduais e Federais... BRAVO/ZULU RADIOAMADORES.

Fotos do desfile