sábado, 7 de setembro de 2013

CONVOCAÇÃO GERAL DE ASSOCIADOS DA LABRE-RJ,

CONSELHO ESTADUAL DA LABRE-RJ

O Conselho Estadual da LABRE-RJ, convoca os seus associados para uma assembléia Geral de Associados, no dia 28 de setembro de 2013, as 10:00 horas no Clube Campestre "MONTANHA CLUBE", à Estrada Velha da Tijuca, 447, Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ, telefone: 2238-0609.

Obs: Para os colegas que estiverem com rádios no carro ou de HT, a frequência de QRV será: 146.950.

LEOBINO ERNESTO DA SILVA, PY1LES
Presidente do Conselho Estadual da LABRE-RJ













quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ENCONTRO DE RADIOAMADORES EM TERESÓPOLIS


Acontecerá nos dias 19 e 20 de Outubro de 2013 o Encontro de Radioamadores de Teresópolis. Acesse o link para as coordenadas do evento, clicando AQUI


A charmosa entrade de Teresópolis

Operação do GRATE no alto Sorbebo









segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DIRETOR DA LABRE-RJ em EVENTO ESCOTEIRO do MAR


Nos dias 31/Agosto e 01/Setembro tivemos o evento escoteiro ''cruzeiro a APA de Guapimirim'' que foi promovido pelo 10ºGEMAR. Tivemos a pratica do rádioescotismo neste evento com a participação do Chefe escoteiro Júnior - PY1WX (90GEMar) diretor de ensino da LABRE-RJ. Todo o percurso foi coberto pela repetidora 146.950mhz. que fica no Sumaré-RJ.


A equipe do 90ºGEMAR SubOficial Amélio Azevedo Marques, que fica na Ilha das Flores (ARES-SG / Marinha do Brasil) e partiram cedo com o pessoal do grupo sede para o Iate Clube de Ramos, sede do 10ºGEMAR, onde reuniram-se o pessoal de lá mais do 123ºGEMAR Alte Saldanha.



A saída do cais do ICR se deu às 08h20 do sábado e estavam na água os escaleres NT "B-P", NP "Loretti" e "Thalassia" tal como o cabinado SEACHEGUE-II, todos do 10ºGEMAR e  um bote do 90ºGEMAR. Na navegada feita a motor passaram por diversas referências tal como:

08:56 - Farol das Canhanhas
09:25 - Cacuia/Depósito de Combustíveis MB
09:33 - Ilha Seca
10:24 - Ilha do Boqueirão
10:50 - Ilha de Paquetá.

Na frente da Ilha de Paquetá foi realizada uma parada técnica para lanche e abastecimento de uma das embarcações (abastecimento próprio em água) partindo novamente às 11h06.
               



Às 11:45 a embarcação que ia a frente, o cabinado SEACHEGUE encontrou com a lancha da APA que veio nos guiar pelos caminhos navegáveis devido a bancos de areia que se espalham conjuntamente com os currais de pesca artesanal que são autorizados pela autoridade do meio ambiente. O Escaler "B-P" teve a necessidade de retirar o leme e recolher a bolina em alguns momentos durante a passagem pela área dos currais de pesca.

Durante todo o trajeto vários radioamadores carioca, abriram espaço para a estação móvel marítima. Todos cheios de entusiasmo ouviram as reportagens e as curiosidades de quem estava em terra acompanhando esses desbravados escoteiros rumo a Área de proteção ambiental de Guapimirim / Magé-RJ. Às 12:45 todas as embarcações dos Escoteiros do Mar entraram pela foz do Rio Guapimirim e subiram por duas horas até a entrada do canal da APA Guapimirim. Precisamente às 14:10 encostamos as embarcações na garagem náutica da APA Guapimirim e pudemos iniciar a retirada dos materiais.

Os jovens Escoteiros do Mar puderam assistir a palestra ministrada pela Bióloga Tatiane do ICMBio. Na palestra a Bióloga explicou sobre a APA de Guapimirim, as espécies de animais e vegetação tal como todas as atividades que são desenvolvidas no local.

                   

O almoço preparado pela Chefia do 10ºGEMAR foi uma bela macarronada com frango. Foi servida às 17:25. A tarde houve adestramento de Código Morse e outros jogos aplicados pelo Chefe Júnior PY1WX. O jogo noturno contou duas equipes que disputaram qual o animal seria salvo da extinção, se era o Jacaré de Papo Amarelo ou o Golfinho da Baia de Guanabara. A Equipe do Jacaré de Papo Amarelo foi a vencedora.

              

Na manhã do domingo dia 1º de setembro o Café da Manhã contou com a oração "Senhor quem entrará no santuário pra te louvar" cantada pelo Chefe Torricelli e em seguida iniciaram as arrumações dos materiais nas embarcações para o retorno. Com a maré cheia a saída ocorreu ás10h10.

Durante o caminho puderam ser vistos os seguintes pontos:

12:10 - Foz do Rio Guapimirim
13:28 - Ilha de Paquetá
13:41 - Ilha de Itaoquinha
13:52 - Igreja da Luz
14:03 - Ilhas de Braço Forte e Jurubaíbas
14:11 - vista do Shoping de São Gonçalo
(11:43 foram içadas as velas conjuntamente ao motor)
14:33 - Ilha do Engenho

Às 14:55 o Chefe Júnior PY1WX Ch.Dantas e Karina todos do 90GEMar chegaram para descanso, almoço e os jovens do 90ºGEMAR ficaram por lá mesmo. Saímos às 16:54 rumo a sede do 10ºGEMAR cruzando navios e etc. Às 18hs escureceu e atracamos na sede do 10ºGEMAR às 18:45 iniciando toda a faina de limpeza, retirada de materiais e etc. A LABRE-RJ Agradece ao GEMAR "pai de todos os Grupos de Escoteiros do Mar do Brasil, ao 10ºGEMAR" pelo convite e a oportunidade de estarmos mais uma vez juntos.

BONS VENTOS e EXCELENTES DXs!

Chefe Júnior - PY1WX / ZW1X
Dir. de ensino - LABRE-RJ
Radioescotismo - 90GEMar

INSTALAÇÃO DA PY1LMC - REPETIDORA EM BARRA DO PIRAÍ


A LABRE-RJ transferiu a licença da repetidora PY1LMC para o GRABP - Grupo de Radioamadores de Barra do Pirai, RJ.


Esse repetidora é de suma importância para as comunicações da Região do Médio Paraíba e também para as atividades da RENER, quando em suprir comunicações.




Veja matéria completa no Blog do GRABP clicando AQUI









O GRUPO DX CARIOCA DIVULGA RELATORIO DO DxPedition.


Clic em cima da relação

Foram confirmados 72 contatos válidos. Todos os prefixo anotados foram consultados na ANATEL. Infelizmente, 26 prefixos foram anulados por não constarem no site da
Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL.

Os cartões QSLs já estão sendo providenciados para serem enviados para os radioamadores que participaram do conteste. É de suma importância que os radioamadores tenham seu endereçamento no site www.qrz.com

Caso o radioamador que participou não tenha seu endereçamento no site QRZ.COM, favor enviar o endereço para: Paulo Henrique - pu1phc@yahoo.com.br

DxPedition Morro Dona Marta. FOTOS


O Grupo DX CARIOCA, realizou ontem, dia 1 de setembro de 2013 seu primeiro DxPedition. O Evento foi um sucesso. Os radioamadores  do Rio de Janeiro, se fizeram presente, fazendo com que mais de 100 contatos fossem realizados. A LABRE-RJ parabeniza o GRUPO DE VHF DX CARIOCA pela iniciativa.

Veja fotos da Expedição clicando AQUI



domingo, 1 de setembro de 2013

CONCURSO FARROUPILHA 2013


Liga de Amadores Brasileiros de Rádio-Emissão (LABRE-RS 


VHF:  7 e  8  de Setembro de 2013 
CW:   7 e  8  de Setembro de 2013
SSB: 14 e 15  de Setembro de 2013

REGULAMENTO: Clic AQUI

GRUPO ESCOTEIRO ALMIRANTE TAMANDARÉ - SC


O Grupo foi fundado por Homero P. Barcellos, no dia 28 de Julho de 1959, com o nome de Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré. Nossa primeira sede situava-se à Avenida São João, 2035 – 5º andar – sala 51 e com atividades náuticas na Represa do Guarapiranga.

Conheça o GE Almirante Tamandaré clicando AQUI

Veja o GE Almirante Tamandaré clicando AQUI


Obs: A LABRE-RJ parabeniza o GE Almirante Tamandaré por suas atividades.