quinta-feira, 26 de setembro de 2013

REUNIÃO DE ASSOCIADOS DA LABRE-RJ NO MONTANHA CLUBE


Neste sábado, dia 28/09/2013, haverá uma reunião com os associados da LABRE-RJ, às 10:00 horas. Todos os associados estão convidados a comparecer. É muito importante a sua presença.

LOCAL:
Montanha Clube
Estr. Velha da Tijuca, 407 - Tijuca  Rio de Janeiro, 20531-000
(21) 2238-0609


Frequência de QRV: 146.950 - Repetidora sumaré

Fotos do Montanha AQUI

Vídeo do Montanha AQUI

terça-feira, 24 de setembro de 2013

RADIOAMADORES PARTICIPAM DE ENCONTRO EM DUQUE DE CAXIAS - SITE DC D. DE CAXIAS



PY1MK Marcos, explica para o prefeito de Duque de Caxias, como avisou a Defesa Civil por ocasião das chuvas em
Xerém, observado a esquerda pelo Presidente da LABRE-RJ e a Direita o Secretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, RJ

Em plena era de super celulares, internet, e tantos outros equipamentos de última geração, o radioamadorismo ainda tem seu espaço garantido. Aliás, mais do que garantido. Afinal, foi a agilidade de um deles, o motorista de caminhão Marcos Paulo Assunção, que na madrugada do dia 3 de janeiro de 2013, acionou a Defesa Civil municipal e estadual para ajudar as vítimas do temporal que deixou mais de mil pessoas desalojadas em Xerém.


Veja matéria completa no Site da Prefeitura de Duque de Caxias AQUI

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CURSO BÁSICO DE RADIOAMADORISMO E FAIXA DO CIDADÃO

CURSO BÁSICO DE  RADIOAMADORISMO
E FAIXA DO CIDADÃO

Público alvo:     Pessoas interessadas a tornarem-se Radioamadores (RA) e/ou Operadores da Faixa do Cidadão (FC).

Objetivo:             Transmitir os conhecimentos básicos e necessários para licenciar, montar e operar uma estação de RA ou FC.

Local:                  Sede da Casa do Radioamador e PX Clube de Nilópolis (CRAN). Rua João de Morais Cardoso, 1103 – Nilópolis.

Data:                    Dia 27 de outubro de 2013.

Horário:               De 9:00hs às 16:00hs.

Investimento:    R$ 10,00 com apostila, almoço e Coffe Brake incluídos.

Inscrições:         Através do email marcelopy1mt@gmail.com ou (21) 9700-1421.

QUADRO HORÁRIO

HORÁRIO
ASSUNTO
9:00 – 9:45
LEGISLAÇÃO
10:00 – 10:45
TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL
11:00 – 11:45
PROCEDIMENTOS PARA LICENCIAR ESTAÇÃO E OBTER O COER
11:45 – 13:15
ALMOÇO
13:15 – 14:00
ANTENAS – TEORIA BÁSICA E MODELOS
14:15 – 15:00
MONTAGEM DE ESTAÇÃO FIXA E MÓVEL
15:15 – 16:00
PRÁTICA NAS ESTAÇÕES  PY1CRA  E  PX1G7782


APOIO


domingo, 22 de setembro de 2013

ENCONTRO DE CAXIAS-RJ - APELL / LABRE / PREFEITURA

DEMONSTRAÇÃO DE RADIOAMADORISMO
O 1º Encontro de Radioamadores de Duque de Caxias teve com objetivo principal, a demonstração das várias modalidades do radioamadorismo em situação de emergência, para um público leigo no assunto. As  equipes puderam demostrar para esse público, a capacidade dos radioamadores em prover comunicações de emergência. Foram montadas 10 barracas que foram cedidas pelo quartel do Corpo de Fuzileiros Navais em Caxias. O Sub-oficial (FN-IF) Fábio PY1ZV, serve e teve participação nesse empréstimo das barracas. Em cada barraca, tinha mesas e cadeiras. As barras foram montadas na sexta feira, dia 20/SET/2013. Para todos os integrantes das equipes de demonstração, foi servido almoço, constando de uma quentinha  + um refrigerante. Todos aqueles que foram ao encontro, tiveram a sua disposição, água gelada gratuita e duas barracas com lanches rápidos a preços acessíveis. Foram essas as equipes que fizeram a demonstração:

GRUPO DE RADIOAMADORES DE TERESÓPOLIS - GRATE
O GRATE levou para a demonstração, um módulo de operação em emergência, onde, dependendo da situação, poderá ser operado em VHF, UHF e HF, com alimentação via energia elétrico ou bateria. Levou também uma repetidora, que foi ligada e demonstrada a operação.
RIO DX GROUP - PETROPOLIS

RIO DX GROUP
, demostrou através de vídeos sendo exibido em um telão, a importância do radioamadorismo para unir os povos do planeta. Fez uma exposição de sua premiação em concursos e contestes nacional e internacional. Montou também uma estação de HF, onde foi demonstrada as transmissões a longa distância, utilizando o N1MM.

CASA DO RADIOAMADOR DE NILÓPOLIS - CRAN

A casa do radioamador de Nilópolis, demostrou a importância das transmissões em código Morse, causando muitas curiosidades nos visitantes. Foi na barraca do CRAN, que o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso teve a oportunidade de fazer um contato em HF, falando com um radioamador em Barbacena, MG.

GRUPO DE RADIOAMADORES DE NOVA FRIBURGO - GRANF
O GRANF fez uma demonstração de operação em situação de emergência. Toda a sua demonstração foi feita em QRP e usando apenas bateria. Essa operação causou muitas curiosidades pela simplicidade dos equipamentos, com tamanha eficiência.

REDE DE OPERADORES DE EMERGÊNCIA - ROER DE PETRÓPOLIS

A ROER, fez uma demonstração de todos os seus equipamentos para operação em emergência. Levou sua própria barraca, e já na montagem da mesma, demostrou o alto grau de eficiência. Em poucos minutos a barraca estava montada. Em seguida, montou uma antena quadra cúbica e expôs todos os equipamentos em seu mostruário, no interior da barraca. Também montou uma repetidora. 

GRUPO DX CARIOCA
O Grupo DX Carioca foi o responsável convidado para suprir as comunicações no local do Evento, o que fez com maestria.  Demostrou como é fácil acionar as repetidoras que estão na região serrana do estado do Rio de Janeiro, usando uma antena móvel instalada em um tampa de bueiro atrás da barraca. A equipe do DX CARIOCA demonstrou grande profissionalismo.


Durante todo o evento, foram realizadas as seguintes palestras: 
1ª palestra:
Iniciação ao Radioamadorismo.
Palestrante: PY1DO HAMILTON

2ª palestra:
Comunicações a Longa Distância.
Palestrante: PY1ZV FÁBIO

3ª palestra:
Código Morse
Palestrante: PY1MT MARCELO

4ª palestra:
PX - Faixa do Cidadão.
Palestrante: PY1LIF ÂNGELO


prefeito Alexandre Cardoso, discursa com a camisa do RIO DX GROUP

AGRADECIMENTOS



A LABRE-RJ agradece ao Sr. Prefeito de Duque de Caxias Alexandre Cardoso, pela presença no evento e pela forma amiga como tratou as equipes durante sua visita as barracas. Ao vestir a camisa que recebeu do Rio DX Group no auditório, demostrou para todos nós, radioamadores, seu apoio ao radioamadorismo e aos radioamadores.  Agradece ao Sr. Secretario de Defesa Civil de Duque de Caxias, Sr. Ten. Coronel Marcello Silva Costa, que imbuído de um sentimento de ajuda ao próximo, foi incansável durante o transcorrer do evento, atendendo a todos com muita dedicação e trabalhando junto com todos nós. Agradece a Subsecretária de Defesa Civil de Duque de Caxias, Sra. Rosane Lopes, falar de dana Rosane Lopes, é falar de uma pessoa que parece conviver com o radioamadorismo há muito tempo. Em momento algum, dona Rosane deixou de atender um chamado daqueles que ali estavam. Todos queriam sua presença em suas barracas.                      
crianças no rádio - o nosso maior legado


Agradecer a todo o efetivo da Defesa Civil de Duque de Caxias, do mais antigo ao mais moderno integrante. Agradecer aos voluntários do Processo Apell, que sem eles esse evento não teria o sucesso que teve. Agradecer a todos os Radioamadores do Estado do Rio de Janeiro que compareceram ao Encontro. Agradecer a esse incansável, Agente de Defesa Ambiental, João Ariel Blanco Ferreira, Coordenador do GAE do Processo Apell. O Ariel, com você aprendemos que tudo é possível quando temos vontade de fazer. Foram muitas reuniões, muitos telefonemas, muitos emails. Quero, em nome da LABRE-RJ e das equipes que participaram,  agradecer a você por tudo e pela confiança depositada em todos nós. Agradecer também ao Sr. PY1LIF Ângelo, Agente da Defesa Civil de Duque de Caxias, pelo empenho para que esse evento obtivesse o sucesso que teve.


PU1MDT FERRAZ - PU1KRB - GETULIO - E SEU FILHO

- Registramos e agradecemos a presença do Sr. Getúlio Francisco Gomoes, PU1KRB, e seu sub-diretor da LABRE-RJ na Região Serrana, Centro Norte Fluminense e Coordenado da RENER no município de Bom Jardim, RJ, e seu filho. O nosso muito obrigado.
- Registramos e agradecemos a presença do Sr. Marcelo Ferraz, PU1MDT, Estação Coordenadora da RENER no Município de Magé, RJ. O nosso Muito Obrigado.
- Registramos e agradecemos aos  representantes do Rádio Clube de Volta Redonda.
- Registramos e agradecemos a presença dos radioamadores de Campos dos Goytacazes.
- Registramos e agradecemos a presença do PY1GG, Ribeiro de Maricá

Senhores Presidentes dos Grupos:
RIO DX GROUP, 
Casa do Radioamador de Nilópolis – CRAN, 
Grupo de Radioamadores de Nova Friburgo - GRANF
Grupo DX Carioca 
Rede de Operação de Emergência de Radioamadores -  ROER
Grupo de Radioamadores de Teresópolis - GRATE

É uma honra para todos da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão – LABRE-RJ, compartilhar, conviver, e aprender com aqueles que realizam, transformam e não desistem de seus sonhos. Nosso profundo agradecimento pela parceria, que sem a qual, a LABRE-RJ não teria condições de montar um mega evento como o que foi o 1º ENCONTRO DE RADIOAMADORES DE DUQUE DE CAXIAS.  BRAVO/ZULU

LABRE-RJ – Compromisso com o Radioamadorismo.

Veja abaixo, fotos do evento:
Fotos tirada pela  ROER. Click  AQUI
Fotos Tiradas pelo DX Carioca. Click AQUI
Fotos tiradas pelo GRATE. Click AQUI
fotos tiradas pelo RIO DX GROUP E LABRE-RJ. Click AQUI
Video do RIO DX GROUP AQUI