Como se tornar um RADIOAMADOR

Patty, KD4WUJ
RADIOAMADOR é a pessoa habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação de rádio, nas frequências delimitadas pelos órgãos governamentais competentes para tal, no caso do Brasil, isto está a cargo da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, seguindo padrões mundiais da UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais frequências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade.
grupo escoteiro em atividade de rádio comunicação
Para ingressar no radioamadorismo é necessário realizar algumas provas na Anatel e seguir algumas regas básicas. Existem três categorias, denominadas C, B e A, que se distinguem pelo nível técnico exigido - quanto maior o nível técnico, maior a liberdade para usar as frequências amadoras.

A Classe C é conhecida como a categoria de ingresso e a prova pode ser realizada por menores de 18 anos, desde que com a autorização dos responsáveis. Engloba as provas de “Ética e Técnica Operacional” e “Legislação”.

A Classe B para menores de 18 anos demanda um tempo mínimo de 2 anos desde a aprovação na Classe C. Para os maiores de idade, a qualquer momento (sendo ou não Classe C). Envolve a prova de “Código Morse” (também conhecido como “Telegrafia”) e “Conhecimentos Básicos de Radioeletricidade”.

A Classe A tem como pré-requisito um ano na classe B, independente da idade do radioamador. Envolve a prova de “Conhecimentos Técnicos de Radioeletricidade”.
astronautas radioamadores estão na estação espacial internacional 

As provas são realizadas pela Anatel, que disponibiliza material para estudo, bem como simulados das provas em seu site: http://www.anatel.gov.br

2 comentários:

  1. Boa tarde gostaria de saber se para o ano de 2013, apartir de qual data começará as provas para se tornar um rádio amador. se possivel for, enviar resposta pra siraldovdf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se possso usar rádio Th elite 78 pra comunição pessoal entre 2 pessoas, um em niterói e a outra em maricá, preciso de autorização da anatel ???

    Manda a resposta para o e-mail, sectorboot@bol.com.br

    ResponderExcluir